Nossos Parceiros:

Colégio Super Incentivo: (48) 3243-4783

Colégio Super Incentivo Júnior: (48) 3243-4337

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Normas e Regimento

1 – Normas:

As normas reguladoras da disciplina colegial não constituem por si mesmas um fim, mas estímulos coordenados a serviço da educação. Elas visam proporcionar ao educando:

-   Vitalização do senso de respeito a si mesmo e aos outros;

-   Orientação racional da distribuição e emprego do tempo;

-   Compreensão prática do espírito de justiça e de solidariedade entre os educandos, como valores humanos e sociais;

-   Horário de funcionamento das atividades do Colégio Super Incentivo:

Educação Infantil – Ensino Fundamental I, II e Médio

a)    Matutino: 7h30min às llh45min – 1º, 2º e 4º Ano EF I e 6º ao Terceirão

b)   Vespertino: 13h15min às 17h30min – 1º ao 7º Ano EF

c)    Período Integral: 07h00min às 19h00min – Educação Infantil

2- Pontualidade:

A pontualidade é exigida a todos os alunos no início das atividades escolares.

O aluno que chegar após o sinal deverá dirigir-se ao inspetor de disciplina ou à secretaria, para justificar-se, e para que seja registrado o seu horário de chegada.

Em caso de doença infecto-contagiosa ou acidente que limite suas atividades no colégio, o aluno é dispensado das aulas, mas é necessário apresentar atestado médico em 48 horas após o ocorrido.

3 – Aniversário:

A comemoração dar-se-á apenas entre a turma, a professora da classe e os pais na hora do recreio, somente para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano).

A data deve ser comunicada à direção ou coordenação com 3 dias de antecedência e em seguida será encaminhado um informativo com as devidas orientações.

4-Objetivos da Agenda:

A agenda é a credencial de reconhecimento do seu possuidor como aluno do colégio. O uso da agenda é obrigatório e sua apresentação é exigência indispensável para assistir às aulas e sua permanência na escola.

A agenda deve ser verificada diariamente e rubricada pelos pais. Sendo a agenda um documento de comunicação dos pais com a escola, não será admitido, em hipótese alguma, arrancar folhas, colar adesivos na capa frontal ou qualquer ato que a descaracterize.

5 – Achados e Perdidos:

O colégio não se responsabiliza por extravio de objetos de valor. Os pais devem evitar mandar brinquedos, jóias ou dinheiro (valores altos). Entretanto, o colégio mantém um setor onde são guardados até 15 dias.

6- Uniforme:

O aluno deverá participar das aulas e todas as atividades escolares devidamente uniformizado, inclusive as

aulas de educação física do contra turno.

Uniforme da Educação Infantil e Ensino Fundamental I: calça do agasalho, short saia, camiseta, bermuda, jaqueta ou moletom, todos com a logomarca do Colégio.

Ensino Fundamental II e Médio: calça do agasalho e calça jeans azul escuro, camiseta, bermuda, jaqueta ou moletom, todos com a logomarca do Colégio.

Não é permitido o uso de baby look que mostrem a barriga.

Obs.: O aluno que não estiver uniformizado receberá advertência por escrito na agenda escolar. Na 2ª advertência no bimestre não será permitida sua entrada no colégio, podendo o mesmo retornar com a presença dos pais.

7-Regulamento Geral do Aluno:

O aluno que perturbar a disciplina ou a tranquilidade colegial com atitudes, palavras, por ação ou omissão, sujeita-se a sanções variáveis desde a advertência, anotada em sua agenda escolar, a proibição de freqüentar as aulas em caráter temporário ou definitivo, conforme a relevância da falta.

O Colégio valer-se-á das ocorrências perturbadoras da disciplina ou da tranquilidade para ainda mais avivar seu relacionamento com os alunos faltosos, a fim de atraí-los à valorização do conteúdo educacional aplicável às manifestações da vida adulta.

O colégio valer-se-á das referidas ocorrências, ainda, para estreitar seu convívio com os pais ou responsáveis dos alunos faltosos, através do diálogo que conduza à soluções conciliadoras nas práticas educativas comuns.

O Regulamento Geral do Aluno se constitui em um dos desdobramentos do Regimento Escolar.

7.1-Direitos do Aluno:

I. Ser respeitado na sua condição de ser humano, usufruindo de igualdade de atendimento.

II. Participar das aulas e demais atividades promovidas pelo colé­gio, como também solicitar explicações aos professores, e aos demais fun­cionários, sempre que julgar necessário.

III. Utilizar as instalações e os recursos materiais oferecidos pelo colégio.

IV. Tomar conhecimento da verificação do rendimento escolar e dos resultados obtidos em provas, trabalhos, médias e frequência (Ensino Fundamental ao Ensino Médio).

7.2- Deveres do Aluno:

I. Participar das aulas e todas as atividades escolares devidamente uniformizado;

II. Cumprir as determinações da direção e coordenação, obedecer aos professores e seguir com urbanidade as indicações dos funcionários a serviço do colégio;

III. Tratar cordialmente os colegas;

IV. Apresentar-se às aulas, inclusive as de educação física, de uniforme completo;

V. Ser assíduo e pontual nos trabalhos didáticos e práticas educa­tivas, sendo que os trabalhos entregues com atraso valerão apenas 70% da nota (em caso de doença os pais ou responsáveis poderão entregar os referidos trabalhos na secretaria);

VI. Portar o material escolar exigido e utilizá-lo com economia e apurada atenção;

Ocupar em aula o lugar que lhe foi designado e responsabilizar-­se pela conservação da carteira, assim como pelo uso correto dos respectivos apetrechos;

VIII.Levantar-se com respeito, estando em sala de aula, à entrada e saída da direção, coordenação, dos professores ou de qualquer autoridade ou visitante, assim como por solicitação do professor em hora do ensino.

IX. Comparecer às comemorações cívicas ou festivas de que o colégio participar;

X. Colaborar com a direção do colégio na conservação e asseio do prédio, do mobiliário escolar ou de qualquer outro material de uso comum;

XI. Ressarcir o colégio por danos causados ao seu patrimônio, e colegas ou funcionários, por danos a objetos pessoais. O aluno que produzir danos materiais ao colégio, ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários receberá a nota de custos do conserto (ou da reposição). Dentro de três dias do recebimento da nota, deverá pagar aos prejudicados o valor do prejuízo;

Dignificar na vida pública com apurado comportamento, seguindo a orientação disciplinar preconizada pelo colégio;

Aguardar em sala de aula o rodízio entre os professores, ao término de cada tempo;

No dia subsequente à falta, o aluno deverá apresentar atestado médico ou justificativa escrita encaminhada e assinada pelos pais;

O aluno deverá criar hábito de estudo, fazendo as tarefas de casa e revendo os conteúdos trabalhados em sala diariamente;

Respeitar os símbolos nacionais.

7.3- Condutas não admissíveis

a) Entrar em classe ou dela sair sem a permissão do professor;

b) Ausentar-se do colégio sem o consentimento da coordenação;

c) Distrair-se, em momento de aula, com leitura ou ocupação que não lhe seja inerente;

d) Imprimir ou tirar xérox de trabalhos ou suas atividades durante o horário de aula;

e) Conduzir livros, revistas, jornais, gravuras, impressos ou quaisquer publicações estranhas às atividades do colégio, seja qual for o gênero, principalmente ofensivo ao decoro, assim como praticar, dentro ou fora do colégio, atos que atentam contra a moral e aos bons costumes;

f) Exibir em sala de aula objeto estranho ao estudo ou desmerecesse com palavras ou gestos que provoquem o desvio da atenção dos colegas concentrados na aula;

g) Formar grupos, assim como fazer algazarra ou distúrbios nos corredores e pátios do colégio, ou nas imediações, principalmente durante as aulas;

h) Promover, dentro ou fora do colégio, quando uniformizados rifas, coletas ou subscrições que não tenham sido autorizadas pela.direção.

i) Promover, a revelia da direção do colégio, manifestações coleti­vas;

j) Promover, sem autorização da diretora do colégio, manifestações de caráter político, sobretudo contestatórias, ou delas participar;

k) Realizar, durante período letivo, congresso, semana estudantil, excursões ou comemorações que possam perturbar os trabalhos escolares;

l) Participar de movimentos que provoquem ausência coletiva dos alunos às aulas ou trabalhos escolares;

m) Usar boné, gorro ou capuz dentro da sala de aula, secretaria ou em qualquer espaço físico durante as aulas;

n) Promover brigas ou nelas se envolver, dentro ou nas imediações do colégio, (será aplicado o encaminhamento educativo como medida extrema, com a finalidade de manter um ambiente de respeito, segurança e coleguismo);

o) Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, vocabulários impróprios, bilhetes e outros;

p) Usar o celular ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico na sala de aula, ou nas dependências do colégio;

q) Portar qualquer tipo de entorpecente, bebida alcoólica e cigarros dentro ou nas imediações do colégio, bem como adentrar nas instalações do colégio alcoolizado ou entorpecido;

O corpo discente é constituído por todos os alunos matriculados no Colégio Super Incentivo.

Os alunos do Colégio Super Incentivo receberão em igualdade de condições o tratamento necessário à realização das atividades escolares e usufruirão dos benefícios de caráter social, cultural, religioso e recreativo

compatíveis com o nível de conhecimento das respectivas turmas.

8- Verificacão do Rendimento Escolar:

A verificação do rendimento escolar obedecerá aos seguintes critérios:

8.1 – Educação Infantil

A avaliação do aluno é bimestral e será feita mediante o acompanhamento e o registro contínuo do seu desenvolvimento,

A metodologia de ensino utilizada é sócio-interacionista, o que corresponde ao conjunto de atividades e tarefas aplicadas dentro e fora da sala de aula no transcurso do ano letivo, obedecendo ao nível cognitivo de cada fase de ensino com vistas na evolução do saber e no desenvolvimento da criança.

Seguem elencadas abaixo algumas orientações para os pais:

a)      Deverá ser respeitado o dia do brinquedo;

b)      Evitar a entrada tardia, pois interfere diretamente no bom rendimento da criança;

c)      Cada lanche deve vir etiquetado com o nome da criança;

d)     Deve-se evitar trazer refrigerantes e salgadinhos, a fim de obter uma alimentação saudável; lembrando que há o dia da fruta, podendo trazê-las todos os dias da semana;

8.2 – Ensino Fundamental I/II e Ensino Médio

A avaliação do rendimento escolar será realizada de forma paralela, visando a participação efetiva do aluno na aplicação de provas, testes, trabalhos individuais ou em equipes, pesquisas, saídas a campo, entrevistas, exercícios, simulados e outras estratégias cabíveis.

9 – Média Bimestral:

Aproveitamento do aluno será igual a média aritmética das notas obtidas durante o bimestre.

10 – 2ª Chamada:

a)      Caso o aluno, por algum motivo, venha a perder uma ou mais provas, ele fará a 2ª. chamada, em datas que serão acertadas entre a coordenação, professor e aluno;

b)      Para a segunda chamada, será cobrada uma taxa de R$ 25,00, exceto quando apresentar atestado ou documento, justificando a falta do discente;

c)      Convém lembrar que a Lei n° 7.102, de 15/01/79, ampara, para a realização de provas de 2ª. chamada, os casos de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimento por motivos religiosos;

d)       A responsabilidade pela solicitação de 2ª. chamada é do responsável pelo aluno e não do colégio, sendo que a mesma deverá ser solicitada por escrito pelo aluno ou seu responsável até 48 horas após sua ausência;

e)      Atenção: ausência na 2ª chamada implicará a atribuição do grau zero para a respectiva prova;

11 – Estudos de Recuperação:

A recuperação das avaliações acontecerá preferencialmente paralela aos conteúdos ministrados, podendo a mesma ser durante as aulas ou fora delas, para os casos de baixo rendimento escolar.

Nos casos específicos de reforço a família será comunicada e será chamada à instituição ou receberá comunicado na agenda;

Será encaminhado à RA (Recuperação Anual) o aluno que, após terem sido encerrados todos os trabalhos do ano letivo, não tenha atingido média anual igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) na soma das médias bimestrais dividida por quatro.

Será encaminhado a Recuperação Final (Prova de 2ª Época) o aluno do 6º ao 9º Ano do Ens. Fund. e 1º a 3º Ens. Médio que não alcançar média igual ou superior a 5,0 pontos em apenas duas disciplinas.

12- APROVAÇÃO

12.1- Estará aprovado:

Por média, o aluno que, no final do ano, alcançar tendo ou não se submetido às recuperações, média igual ou superior a 7,0 (sete) por bimestre em cada disciplina, ou seja 28 (vinte e oito) pontos, conforme a fórmula:

Média Bimestral = Soma dos 4 bimestres ÷4= 7,0

O aluno que não se enquadrando no item anterior, tenha obtido média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos após a Prova de Recuperação Anual em cada disciplina pendente, de acordo com a fórmula:

Média Final = (Média Anual x 7)+(Nota Prova Finalx3) = 5,0

O aluno que após a realização da prova de 2ª Época atingiu média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos nas disciplinas pendentes da seguinte forma:

Média Final = (Média Anual x 7)+(Nota 2ª Época x 3) ÷10= 5,0

12.2- Estará reprovado:

O aluno do 1º ao 5º Ano que não atingir a média 5,0 após a Recuperação Anual.

O aluno do 6º ao 9º Ano do Ens. Fund. e do 1º ao 3º Ens. Médio que não atingir a média 5,0 nas duas disciplinas pendentes após a prova de 2ª Época;

O aluno que ficar pendente em três ou mais disciplinas após a Recuperação Anual.

12.3- Quanto à Frequência:

-          Na conformidade da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9394/96) o aluno só será aprovado se tiver frequentado, pelo menos, 75% do total de horas letivas.

13- Encargos financeiros:

Para que os projetos de trabalho promovidos pelo colégio tenham sua total eficácia, bem como a manutenção das instalações e o pagamento das suas obrigações empregatícias estejam corretas, é necessário que as mensalidades estejam em dia.

Observações:

-          As diárias para o Período Integral devem ser pagas no ato na secretaria;

-          Os tickets de almoço deverão ser adquiridos antecipadamente na secretaria do colégio;

-          Quando o aluno que participa de atividades extracurriculares desistir de participar, deve ser feito o cancelamento imediato na secretaria, caso contrário o pagamento deverá ser feito até a presente data.

Sem mais para o momento, a família Super Incentivo deseja um excelente ano letivo à todos!